Uma Porta de Salvação. (Lucas 13:22-24)

Introdução: Quero chamar sua atenção para estes versículos onde Jesus está diretamente falando sobre salvação, por que Ele foi indagado a respeito do assunto em questão, sendo perguntado se seriam poucos os salvos (sôzomenoi  Gr. Original). Então Jesus falou de uma porta e do esforço que precisaria ter para entrar por ela, afirmando que muitos tentariam mas não conseguiriam, também em Mateus 22:14 Jesus declara: “muitos seriam chamados, mas poucos os escolhidos”.


Jesus esta literalmente falando que é preciso ter atitude para sair de um lugar para outro, entrar pela porta implica em decisão de não permanecer no mesmo lugar ou no estado em que se encontra, por isso Ele mesmo declara que veio buscar e salvar (SÔSAI Gr.) aquilo que estava perdido (Lucas 19:10).


Quero levar você a compreender que ao entrar por esta porta você não só terá o livramento da condenação (SOTERIA um substantivo da palavra grega SOZO) mas o livramento em todas as áreas da sua vida (SOZO), nossa teologia sempre se preocupou muitos mais com o escapamento, ou seja, o escapar do inferno, tanto é que a matéria que trata de  salvação na  teologia é “SOTERIOLOGIA”.


Deus não quer somente livrar você do inferno, mas Deus quer que você experimente uma salvação plena na sua vida, pois é isto que Jesus veio trazer a humanidade: “salvação”, mas ninguém conseguirá ser salvo se não entrar pela porta, uma porta estreita. (Mateus 7:13) - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;


Vejam as afirmações de Jesus sobre a salvação do homem: 1º poucos serão salvos. 2º muitos serão condenados.

Isto não é desejo, mas é uma realidade existente, porque se dependesse exclusivamente de Deus, todos nós seriamos salvos. (I Timóteo 2:4) - Que quer que todos os homens se salvem (Gr. SÔTHÊNAI) , e venham ao conhecimento da verdade.


Embora nós possamos afirmar que Jesus veio trazer uma salvação plena na vida do homem, tanto a minha cura como a minha libertação não me trará vantagem alguma se não escapar do inferno. (Mateus 18:8) - Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.


Então precisamos desenvolver nossa salvação, pois a vida abundante prometida por Jesus em João 10:10, é conseqüência da minha entrada nesta porta, primeiro minha salvação como escapamento, segundo minha salvação como libertação e terceiro minha salvação como cura.


Como faço para entrar por esta porta?

Fé, arrependimento e confissão, são três os passos imprescindíveis para se alcançar a salvação em Cristo Jesus, pois somente Ele é a porta. (João 10:9) - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. (I Timóteo 2:5) - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.


Primeiro passo: Fé

(João 3:18) - Quem crê (Gr. PISTEUÔN) nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.


O que nós podemos identificar aqui que toda humanidade está condenada, porque o crer aqui não é somente o de acreditar, (Tiago 2:19) - Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem, mas o crer aqui aponta para fidelidade (Gr. PISTES).


O que você entende por fidelidade dentro de um relacionamento de casamento?

A nossa fidelidade com Deus esta baseada em uma aliança. (II Corintios 6:16) -  E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.



Segundo Passo: Arrependimento

(Atos 3:19) - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,


Arrependimento (Gr. METANOIA) significa mudança de mentalidade, mudança de rumo para que nossos pecados sejam cancelados.


EU..........PECADO? (Romanos 3:23) - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;


(Isaías 59:1) - EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.

(Isaías 59:2) - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.


Então o passo seguinte após crer é me arrepender, é sentir dor pelo pecado que cometi contra Deus, seja consciente ou inconsciente, mas eu preciso me arrepender e reconhecer que sou pecador e que minha salvação não vem de obras, não vem de caridade, mas é presente de Deus que recebo mediante arrependimento. (Atos 17:30) -  Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

Terceiro Passo: Confissão

(I João 4:15) - Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.


Confessar (Gr. OMOLOGÊSÊS) a Cristo significa reconhecer o Seu Senhorio; e isso deve ser feito  após  eu crer e me arrepender.


Foi o próprio Jesus Cristo quem ensinou essa prática, conforme registro dos Evangelhos:

“Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10.32).

“E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus” (Lc 12.8).

Paulo e João, duas colunas na base doutrinária da igreja cristã, também enfatizaram essa verdade espiritual:

“... Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.” (Rm 10.9).


Conclusão: Estes não são os únicos passos, mas são os primeiros passos para que possamos desfrutar da salvação disponibilizada por Deus a todo aquele que entrar pela porta. Deus quer salvar sua vida em todos os sentidos a começar pela sua alma que nasce já condenada, pois é de uma atitude mental e consciente que se crê para salvação.

Mas mais do que salvar sua alma Deus quer salvar seu físico o curando de todos os males, pois a salvação de Deus opera para sua cura também (Salmos 103:3) - Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades.

Mais do que salvar sua alma, curar seu físico, Deus quer libertar sua vida de toda opressão do maligno que atua na sua vida. (Atos 10:38) - Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

José Carlos, pr