- Sabedoria (serie de estudos - caracteristicas de um lider)

  • PDF

 

 

A Sabedoria

Se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade, pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis. Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem (Pv 2: 3-9).

 

 

Quero começar esta série de estudos pela principal característica de um líder, a sabedoria.

Ésta é indispensável em nossa liderança, pois a sabedoria fortalece nossa confiança diante dos nossos liderados, agir com sabedoria é fundamental para obtermos sucesso diante das circunstancias que enfrentamos em nossas células. A bíblia se refere a Salomão como homem mais sábio, pois buscou acima de qualquer coisa a sabedoria, mesmo tendo a oportunidade de pedir o que quisesse, pediu sabedoria para governar o povo de Israel.

No texto de provérbios acima, Salomão nos orienta buscar com toda nossa intensidade a sabedoria, no livro de Tiago 1:5 também é recomendado buscar sabedoria, se alguém não tem deve buscá-la.

O versículo 9 nos mostra que existe uma ação sobrenatural de Deus, sobre aquele que busca a sabedoria, ou seja, Deus começa a revelar o modo de como temos que agir, que são justiça, juízo e equidade.

 

Ø Justiça: Um das características de Deus é ser justo, e em nosso caráter que é a semelhança de Deus tem que haver a pratica da justiça, praticar a justiça tem haver com honestidade, sinceridade e retidão no modo de proceder. E nós só podemos ser justificados por Deus quando agimos com justiça.

Ø Juízo: O juízo tem haver com direito, tem que existir a devida paga para os que se esforçam. A palavra  diz "E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele." (Mateus 11 : 12), os seu liderados vão alcançar o seu direito pelo esforço, não por a bajulação.

Ø Equidade: é Agir com imparcialidade, com equilíbrio, com sobriedade, devemos aprender a usar deste equilíbrio para manter a ordem das coisas, a muita intimidade gera exageros, tanto de um lado como de outro, é preciso dosar a maneira como orientamos as pessoas.

 

 

 

Conclusão: Um dos maiores testes de Salomão foi quando as duas mulheres foram diante dele reclamarem pelo filho vivo, mas Salomão primeiro agiu com equilíbrio: as duas pedem , depois com justiça: dividam a criança ao meio e por ultimo com juízo: reconheceu com a sabedoria quem tinha o direito sobre o filho.

 

José Carlos, pr.

Última atualização em Sáb, 31 de Março de 2012 17:17

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar