- Desafios na liderança

  • PDF

 

 

Célula de liderança estudo 07

Desafios de uma liderança

Quando alcançamos a posição de liderança é porque houve méritos em nossas atitudes, ao evangelizar, ao convidar as pessoas para a célula ou reunião de celebração ou  na consolidação. A definição exata de tudo isto é que de certa maneira exercemos influência em determinadas pessoas aponto delas se colocarem debaixo da nossa liderança, ou seja um discípulo ou discípula, mas esta condição em que nos encontramos, seja liderando 1 pessoa ou 100 pessoas, nos traz desafios, e o modo como vamos lidar com estes desafios nos fortalece ou nos enfraquece, seremos bem sucedidos ou mal sucedidos.

 

 

Quais os desafios que encontraremos em nossa liderança.

1. Não perder o foco; (Hc. 2:2) estabeleça a visão, centre-se na visão, de enfoque a visão.

2. Ser objetivo; (Tg. 1:8) a não objetividade nos leva a sermos inconstantes em tudo que fazemos, ser objetivo é ter convicção do que você esta fazendo, você só poderá levar uma pessoa a crer se você crer, se você não acreditar no que  esta fazendo, como os outros acreditarão? Não fique rodando em círculos, não perca tempo em assuntos triviais, ministre a palavra de Deus, nossas experiências são importantes, mas lembre-se, a melhor experiência é a que cada um tem com Deus.

3. Transmitir credibilidade; (Hb. 12:1) uma das coisas mais importantes que determinam excelência na liderança é a sua credibilidade, o escritor aos Hebreus, fala de uma forma imperativa, “PORTANTO DEIXANDO”, todo embaraço e pecado, pois estamos rodeados de uma grande nuvem de testemunhas; Isto significa que estamos sendo observados, e à medida que caminhamos estamos crescendo ou diminuindo em credibilidade.

4. Murmuração; (Fl. 2:14). Murmurar significa falar mal ou desacreditar de alguém ou de alguma coisa, quando murmuramos estamos tentando a Deus (Nm. 14:11), murmurar é colocar a palavra de Deus em descrédito, não atentando para a glória e poder. Quando você murmura contra um líder ou contra um liderado você esta murmurando contra Deus, pois toda autoridade é levantada por Deus (Rm. 131-2) e devemos ser hospitaleiros uns para com os outros sem murmurações. (1Pe.4:9).

5. Soberba; (Pv. 16:18) a conseqüência da queda de grandes homens e mulheres de Deus se explica pela soberba dos seus corações, poderíamos citar alguns exemplos como Jimmy Swaggart e LannaHolder, que foram pessoas tremendamente usadas por Deus mas tiveram uma queda muito grande que marcou negativamente seus ministérios, estão de volta, mas são sempre olhados com desconfiança. Tudo porque um dia se acharam mais que os outros, e não cabe a nós emitir juízo de valor sobre as suas vidas, mas que os seus ministérios foram arranhados pelos seus pecados isto não há como negar. Quando a soberba invade o nosso coração nos sentimos acima do bem e do mal, nos achando capazes de enfrentar tudo sozinhos, que somos melhores que os outros e que Deus olha só para nós. Em Mateus 7:22, encontramos o próprio Jesus afirmando, que muitos que profetizaram, expulsaram demônios e fizeram maravilhas Ele dirá “não vos conheço. Uma expressão muito linda e rica em humildade é esta: NÃO a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade." (Salmos 115:1).

Conclusão: Poderíamos enumerar muitos outros desafios que encontramos  dentro de uma liderança, mas julgo ser estes aqueles que se não observados vão nos fazer distantes do propósito estabelecido por Deus para a nossa vida e  para aquilo que Deus espera de nós. Portanto é tempo de olhar para o que estamos fazendo dia a dia, seja no aconchego do nosso lar, no trabalho, ao falar com as pessoas, nas células e nas celebrações, precisamos identificar aquilo que tem nos desafiados a viver de uma forma medíocre e  mediana, no médio, no morno pois creio que Deus quer nos levar a viver uma vida acima das circunstâncias, voar acima do mediano, não é errado pensar alem da maioria, o errado é se submeter ao que pensa a maioria, Deus te chamou para fazer a diferença e você vai fazer a diferença a partir do momento que o teu pensamento estiver alinhado com o pensamento de  Deus. Ande dentro de um propósito, seja objetivo nas atitudes e nas palavras lembrando sempre que você esta sendo observado e as pessoas precisam acreditar em você e acreditar no que você acredita, pois as pessoas estão te seguindo, andando junto com você e você precisa profetizar benção sobre a vida delas, não se queixar, confrontar o pecado quando preciso mas, suportar sua fraqueza e ajudar a carregar sua carga pois isto demonstrará o teu amor e a tua humildade em servir aqueles que estão junto de você. Estes desafios vencidos farão de você uma pessoa capaz de ir muita alem do que possas imaginar.

Devemos nos dar conta de que estamos marcando a vida de outras pessoas.

José Carlos, pastor

Última atualização em Sáb, 31 de Março de 2012 17:16

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar