• PDF

(Sl 27:1) O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, eles, meus adversários e meus inimigos, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança.

A confiança é uma das principais atitudes que devemos desenvolver em nossa vida, para podermos atingir nossos propósitos em Deus.

Muitas pessoas desconfiam de si mesmas, é uma pessoa desconfiada a tal ponto de nunca dar credito a esperança.

Como me tornar uma pessoa confiante:

Preciso estabelecer meu valor partindo do padrão divino. Deus demonstrou o valor das pessoas por dois principais atos:

  1. Criou-nos a sua imagem: (Gn 1:27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou).

 

  1. Jesus Morreu por nós: (Rm 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores).

 

Quando observamos as ações de Deus em relação a nós, começamos a nos tornar mais confiantes.

Mesmo que você fosse a única pessoa aqui na terra, ainda assim  Jesus teria morrido por você. Isto demonstra o valor inestimável que cada um tem para Deus.

Confiança é concentrar-nos em Deus e não nas situações.

Verdades sobre a confiança:

  1. 1. Confiança não é o resultado da falta de problemas. O salmista Davi descreve o momento de tribulação em que estava vivendo, mesmo assim ele mantinha sua confiança em Deus. “ A quem temerei?” – Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16 : 33).
  2. 2. O resultado da confiança em Deus é a autoconfiança na hora de enfrentar as dificuldades.  O salmista manteve-se concentrado em Deus quando declara “o SENHOR é a minha fortaleza. - O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. (Salmos 18 : 2).
  3. 3. As vitorias de ontem nos dão confiança para alcançar as de hoje. O Salmista destaca um tempo de vitória, onde seus inimigos investiram contra ele, para comerem as suas carnes, eles, seus adversários e seus inimigos, tropeçaram e caíram, o que o mantinha confiante para continuar a vencer. - Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo. (I Coríntios 15 : 57)
  4. 4. Desenvolver amizades com pessoas confiantes nos torna confiantes. Pessoas notáveis são aquelas que fazem com que nos sentimos importantes quando estamos em sua presença. Estes desenvolvem segurança nos outros os tornando confiantes a desenvolver as tarefas a eles confiadas.

Devemos cuidar com o complexo de Charlie Brown e sua suposta amiga Lucy das tirinhas de jornal: Você, Charlie Brown, é como uma bola que parou em cima da linha do gol, bem embaixo do travessão da vida. É uma tacada errada. é um arremesso que bate no aro, na tabela e não entra na cesta. É um saque que não passa da rede. É uma queda de barriga na água depois do salto no trampo-lim, é uma bola fora, uma jogada de perna-de-pau. Você entendeu? Fui clara ?

Se quisermos ser confiantes devemos nos cercar de pessoas confiantes que acredite em nós.

Desenvolvemos confiança quando começamos acumular vitórias, começando pelos pequenos sucessos até começar a lidar com desafios maiores.

Não podemos confundir confiança com soberba.

Vamos ver exemplos da vida de dois grandes lideres: Davi e Sansão.

Juizes 16:20 -  E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele.

1 Samuel 17: 37 - Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.

Estes dois homens foram escolhidos por Deus, ungidos por Deus, eram líderes natos, a semelhança deles era que, lideravam em um tempo em que os filisteus subjugavam a Israel.

Mas existia algo que os diferenciavam:

Sansão queria sempre agradar a si mesmo, dependia apenas da sua força, não sentia necessidade de confiar em Deus.

Davi por outro lado, Desejou agradar a Deus. Ia para as batalhas contando com a ajuda divina, sua fraqueza tornou-se a força de Deus, que lhe assegurava vitoria.

Sansão afastava-se de Deus a cada dia, enquanto que Davi ganhava intimidade com Deus (Jz. 16; Sl. 1)

Consolidando a autoconfiança:

Uma das formas de consolidar nossa confiança e autoconfiança é nos aprimorar em nossas habilidades até nos tornarmos especialistas.

A melhor maneira de ajudar pessoas sem confiança é incentiva-las a descobrir e desenvolver seus dons e ensina-las a usar com disciplina.

Confiança gera confiança:

Se você é uma pessoa confiante, você dará segurança aos que te rodeiam. Davi pela fé matou um gigante, e depois que foi rei quanto matador de gigantes apareceram em Israel? Muitos eram comuns na liderança de Davi. (I Cr 20:4-8).

Porque você acha que não haviam matadores de gigantes no exercito de Saul. Com toda certeza era porque Saul não era matador de gigante.

A autoconfiança pode gerar o impulso necessário para que você se torne a pessoa que Deus lhe criou para ser.

 

Trechos  extraídos do livro “ A arte de influencias as pessoas” de John Maxwell