NECESSIDADE DE REVESTIMENTO DAS COLUNAS DA IGREJA

  • PDF

Após a pregação dominical de um pastor que falava sobre a vida do Apóstolo Pedro, o qual era considerado coluna da Igreja de Cristo (Gl 2,9; Mt 16,18) e que, de igual forma, Deus quer que hoje, sejamos colunas de referência de Cristo (1 Pe 2,4-5; Is 28,16; 1 Co 3,16) na nossa casa, em nosso trabalho e também na igreja, e da necessidade de constante revestimento dessas colunas através da oração diária, fiquei a imaginar como se dá este processo na prática.

A coluna, quando está fraca, começa a demonstrar alguns sinais: o reboco começa a cair, a armação fica exposta ao tempo e vai deteriorando-se até enferrujar, o teto e as paredes começam a ceder e se nenhuma providência for tomada, literalmente, a casa cai.

Lembrei-me de quando era criança, quando ajudava meu pai em pequenas tarefas como ajudante de pedreiro. Quando meu pai percebia que a coluna estava fraca, preparava uma armação nova e colocava sobre aquela coluna, revestia-a com uma caixa maior que a antiga e enchia aquela caixa com uma massa de concreto. Aquela massa devia ficar consistente e com liga para que, ao ser derramada dentro da caixa, fosse se moldando e preenchendo as falhas da coluna deteriorada. Era necessário que aquela caixa ficasse ali por algum tempo, até que a nova coluna  ficasse bem sólida e resistente. Posteriormente, aquela cobertura (caixa) era removida e a coluna estava firme e perfeita novamente, sem necessidade de escoras de apoio.

Da mesma forma somos nós, as coluna de Cristo. Aprendemos que nossa casa deve estar edificada na rocha, ou seja, em Jesus. (Mt 7,24-25; Ef 2,20). Ele deve ser o fundamento de nossa vida.

Mas o que fazer quando as colunas (nós) estiverem fracas?

Muitas vezes, por falta de oração e comunhão com Deus, acabamos enfraquecendo. Os sinais vão se tornando visíveis: tristeza, desânimo, falta de paciência, falta de domínio próprio, ira, rebeldia, podendo chegar até a enfermidade e por fim, o afastamento da igreja. Se a coluna cai, caiu a casa.

Antes que o pior aconteça, quando perceberes os primeiros sinais, clame ao Senhor (Jr 33,3), peça armaduras novas (Ef 6, 11-13), compartilhe suas dificuldades e problemas com sua cobertura espiritual. Ela cobrir-lhe-á com conselhos à luz da Palavra e orará com você (Pr 20,18; Ec 4,9-12). O Espírito Santo lhe encherá até transbordares (At 4,31; 1Co 10,14), apagando tuas imperfeições (1 Pe 1,19; 1 Jo 1,7), sendo revestidos e renovados, firmados e enviados à edificação da Igreja de Cristo (Ef 2,21-22).

Referências bíblicas:

Gl 2,9a - E conhecendo Tiago, Pedro e João, que eram considerados como as colunas...

Mt 16,18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

1 Pe 2,4-5 - Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.

Is 28,16 - Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que não crer não se apresse.

1 Co 3,16 – Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

 

Mt 7,24-25 - Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

Ef 2,20 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina.

Jr 33,3 - Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

Ef 6,11 – 13 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.


Pr 20,18 - Cada pensamento se confirma com conselho e com bons conselhos se faz a guerra.

Ec 4,9 – 12 - Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.


At 4,31 - E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

 

1 Co 10,14 - E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia, e a pedra era Cristo.

1 Pe 1, 18 - 19 - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado;

 

1 Jo 1,7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.


Ef 2,21-22 - No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

 

 

 

Leonise Nichele Pereira, Líder

Igreja Comunidade Semear – Viamão / RS

Rede Apostólica Cristã


26/08/2013