Guardando o coração - (Atos 5:1-11)

  • PDF

Texto base: Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo...,(V.3).

Introdução: Os primeiros versículos do capitulo 5 do livro de Atos nos revela uma necessidade básica de um  líder, ele precisa ter o seu coração guardado, mesmo que muitas vezes venhamos a passar por momentos difíceis,  a nossa maturidade é revelada pela nossa capacidade em guardar o coração.

Um frágil coração

Acredito que Ananias e Safira eram pessoas sinceras e espontâneas, tinham o maior e melhor interesse em contribuir com a expansão do evangelho, mas levados em um momento de euforia foram levados pela onda, ou seja, muitas pessoas estavam se desfazem de muitas propriedades e colocavam aos pés dos apóstolos todo recurso alcançado (At. 4:34), e Ananias e Safira vendo aquilo decidiram euforicamente fazer o mesmo, mas o coração deles estava suscetível ao engano do diabo, o coração deles não estava guardado, e satanás levou vantagem sobre eles por causa da fragilidade dos seus corações. Eram o que podemos chamar de emocionalmente instáveis.

Assim também acontece com muitas pessoas em nossos dias, e infelizmente encontramos pessoas em nível de liderança enfrentando esta dificuldade, pois notamos que de uma forma muito sutil, satanás esta tirando proveito destas vidas que Deus tem levantado para liderar outros, por isso existe á necessidade de que uma liderança seja curada e liberta deste mal.

Um líder precisa ter o coração guardado

No seu livro o profeta Jeremias revela um principio muito importante: “Não existe o que seja mais enganoso do que o coração do homem”.  Ele afirma que o coração do homem é mais enganoso que qualquer coisa (Jr 17:9). Este princípio precisa estar claro em nossa mente, por que, só então é que poderemos compreender o que de fato esta ocorrendo, teremos assim uma atitude madura concernente ao que estamos enfrentando no momento. Não estaremos sendo dirigidos pelos nossos sentimentos, mas sim pelo principio da verdade da palavra de Deus. Somente desta forma é que mantemos o nosso coração guardado, porque o diabo sempre vai tentar colocar dúvida em nossa mente e se o nosso coração não estiver guardado poderemos sim dar ouvidos ao engano dele, assim como Eva que deu ouvido a serpente e também Ananias e Safira que permitiram satanás encher o coração deles com seu engano.

A principal arma de satanás contra as nossas vidas é a dúvida, e encontramos na palavra de Deus muitos textos que mostram como a dúvida nos afasta de Deus e nos impede de alcançar suas promessas (Mt. 21:21; Tg 1:6 ),  satanás sabedor disto se especializou em soprar mentiras na mente das pessoas colocando assim dúvidas. Da mesma forma que Jesus venceu satanás no deserto quando este tentou colocar em dúvida a posição de Jesus como filho unigênito de Deus, dizendo: “se és filho de Deus” (Lc. 4:3), mas Jesus o resistiu mostrando que também podemos ter êxito em nossas vidas pela convicção da sua palavra, se Ele, Jesus venceu, também podemos vencer, mas para isto nosso coração precisa estar guardado em Cristo, assim como Jesus estava guardado no Pai.

Um líder não pode ser escravo dos seus sentimentos

Existem pessoas que são tão sentimentais que não conseguem viver sem estar sentindo algo, que seja bom ou ruim, ela precisa do sentimento para dar desculpa do seu insucesso e fracasso.  Pareço ser duro, mas infelizmente é assim mesmo que muitos se portam, são totalmente dirigidos pelos seus sentimentos. Assim aconteceu com Ananias e Safira, eles  haviam decidido entregar todo dinheiro da venda de uma propriedade, mas o sentimento começou a falar mais alto, a dúvida começou a fazer parte daquilo que eles tinham empenhado a palavra em fazer, foi neste momento que satanás começou a tirar vantagem deles. Imagino que no momento que Ananias e Safira pegaram aquela grana toda começaram a gerar um sentimento de que “era muito dinheiro, e que a metade seria o suficiente para ajudar”. O maior erro deles não foi de apenas terem pensado em não dar todo o dinheiro, mas de ocultar o que eles estavam sentindo e não serem transparentes aos apóstolos daquilo que estava passando em seus corações.

Muitos lideres padecem porque trazem sentimentos ocultos em seus corações, muitas vezes tristezas, mágoas, decepções e outros sentimentos, e por serem governados pelos seus sentimentos acabam vivendo um circulo vicioso de crises em suas vidas. Um dia ta bem e outro ta mal, um dia tem esperança e outro dia nenhuma esperança. È uma vida totalmente instável. A pergunta do Ap. Pedro a Ananias foi crucial, “porque deixaste satanás encher o teu coração?” Pela pergunta de Pedro vemos que a atitude de Ananias foi consciente, ou seja, ele permitiu um desfecho trágico para a sua vida e da sua esposa. Ele tinha poder de decidir diferente, mas seus sentimentos o venceram.

Como lideres precisamos ter nossos sentimentos submetidos aos princípios da palavra de Deus, não é o que eu sinto, mas o que a palavra afirma, porque por muitas vezes teus sentimentos serão contrários ao que a palavra afirma, porque embora a palavra afirme que em Cristo você é vencedor, teus sentimentos dizem que você é um derrotado. Mas você escolhe no que vai acreditar, nas promessas de Deus ou nos teus sentimentos. Não deixe satanás encher teu coração com todo aquele lixo do tipo: você não vai conseguir superar, você não tem capacidade para liderar, você não tem as qualidades necessárias e outras coisas. Não permita outro sentimento em você senão o mesmo que houve em Cristo Jesus (Fl. 2:5).

Um líder precisa ter a mente de cristo

A nossa atitude deve ser a mesma de Jesus (De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, (Fl. 2:5)), no inglês, na versão on line da Biblia King James a expressão usada para sentimento é mind, ou seja, mente em inglês. No grego a expressão sentimento é “phroneo” que quer dizer: a mesma mente, a mesma atitude, um mesmo modo de pensar, assim como o ap. Paulo afirma: ...Mas nós temos a mente de (Cristo. 1 Co. 2:16)).

Satanás também tentou a Jesus pelo caminho da dúvida: (E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. (Lc. 4:3)). De igual modo não vai ser diferente conosco, se o diabo ousou tentar a Jesus, imaginamos nós com toda nossa tendência pecaminosa. Por isso é necessário trazer nossa mente cativa a Cristo (2º Co. 10:5), para que nenhuma forma de dúvida invada nossos pensamentos e sejamos plenamente obedientes a Cristo.

Algumas verdades

  • Um líder de excelência não e influenciado pelas circunstâncias, mas um líder de excelência traz influencia  às circunstâncias, porque ele tem um propósito.
  • Todo tipo de coisas ruins e negativas nos rodeiam, nossa mente tem uma sensor de autodefesa tão forte que nós cega, e nos coloca em uma zona de fragilidade, onde permitidos satanás encher nosso coração.
  • Somos responsáveis pelos nossos próprios demônios
  • Um líder deve curar a si mesmo para poder curar a outros
  • Um líder só pode exigir de alguém aquilo que ele capaz de dar
  • Um líder que traz sentimentos ocultos no seu coração, da permissão para o diabo brincar com seus sentimentos.

 

Conclusão: Se você quer liderar com excelência aprenda a guardar o seu coração (Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. (Provérbios 4:23)). Não deixe que os seus sentimentos o escravize, achando que tudo conspira contra ti, Deus tem uma palavra de vitória para a tua vida todos os dias, apenas confie no que a bíblia diz, não permitindo que qualquer palavra ou atitude de outro faça você desistir do propósito dele para sua vida.

Comentários  

 
+2 #1 LEONISE NICHELE PEREIRA 17-09-2013 16:27
Pastor, esta semana li um livro de Beth Moore: Por que pessoas de Deus fazem coisas que desagradam a Deus. Vem bem ao encontro deste estudo. Ela nos fala como armar-se contra as ciladas do inimigo, principalmente aos ataques contra cristãos que amaram a Deus e andaram fielmente com Ele durante anos. Até mesmo o discípulo Pedro, que Cristo chamou de Petros em Mt 16,18, antes que ele se empolgasse, logo em seguida, Mt 16,23, o chamou de pedra de tropeço. Acredito que muitas vezes Deus permita, até certo ponto, sermos testados, para podermos ser levados a lugares mais altos, através de nossa fidelidade e confiança Nele.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar