Cultura de Honra

  • PDF

Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.(Rm. 13:7)

Introdução: Identificamos que por meio da modernização, o que é de muita relevância pois não podemos parar no tempo, veio juntamente com ela a quebra de muitos princípios imutáveis do ponto de vista bíblico e um dos princípios mais afetados é o principio da honra. Hoje em dia é comum à falta de honra no âmbito da família, do trabalho, da sociedade e também na igreja, apesar de que, o reflexo das atitudes das pessoas dentro da igreja nada mais é que o reflexo do que ela é do lado de fora da igreja.

 

Como igreja precisamos reavivar este principio em nossa cultura, pois ela esta afetada por um espírito de independência, um espírito de orfandade, de rebelião e manipulação. Por isso precisamos compreender o que significa honra e como ela deve ser aplicada para que possamos ser retribuídos na mesma medida que damos. A honra é um princípio pelo qual o Senhor pode nos liberar um caminho de recompensa. Se quisermos nosso galardão precisamos aprender a dar honra a quem tem o direito a honra.

Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. (II João 1:8).

Vamos abordar este tema nas próximas semanas onde veremos passo a passo a importância da honra e identificar quais são os maiores inimigos da honra. Será um tempo onde poderemos aplicar de forma prática a honra a quem é digno de honra.

Porque devo honrar?

Porque é uma instrução bíblica e precisa ser aplicada em todas as esferas da nossa vida, vejamos alguns textos bíblicos:

  • Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mt. 19:19).
  • Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. (Rm.12:10).
  • Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; (Pv. 3:9).

Por estes e outros textos bíblicos já podemos concluir que a honra é coisa séria e por isto ela traz resultados significativos na vida de quem decide honrar.

A honra não é por conveniência, não é por medo, não é por jugo, mas por uma atitude voluntaria não baseada no sentimento, mas na lealdade e fidelidade.

Conclusão: Pessoas que decidem honrar, nunca se arrependem, pois o resultado desta semeadura lhe rendera um galardão, e este galardão nada mais é de que o próprio Deus lhe honrando através daqueles que ele coloca junto de você. Poderá sim haver os desertores e os traidores, também aconteceu com Jesus, mas Ele, não deixou de exercitar a honra por causa de alguns, pois a honra fazia parte do seu caráter.

Esta é apenas uma introdução sobre a honra e na próxima lição estaremos falando mais sobre este assunto.

José Carlos, pr

Última atualização em Ter, 01 de Abril de 2014 17:57