ORAÇÃO INTERCESSÓRIA: A FÉ EM AÇÃO PARA GERAR MILAGRES!

  • PDF

Texto base: “Assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca; ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei...” (Isaías 55:11)

Introdução: Quando Deus afirmou as palavras do versículo acima, Ele estava se referindo ao que já havia dito e ao que ainda lhes estava dizendo através do profeta Isaías. Essencialmente, Ele estava declarando: “As palavras desse homem são as minhas palavras. Ele é a minha voz. A palavra não retornará para mim vazia, mas farão exatamente o que eu as enviei para fazer através desse homem.” A nossa falta de disposição em orar, tem impedido o Senhor de realizar seus propósitos. Quando conhecemos os propósitos de Deus e fazemos deles nossas orações, estamos dando a Deus a oportunidade de agir. Quando oramos pela fé, ou seja, uma declaração profética, não é uma questão do que as nossas palavras normalmente poderiam produzir. Em vez disso, estamos falando em nome de Deus, que libera Seu poder para realizar uma determinada coisa. É uma declaração inspirada pelo Espírito Santo, que faz com que Deus atue para dentro das circunstâncias. De acordo com o dicionário, interceder significa “ir ou passar entre; atuar entre dois partidos com a intenção de reconciliar aqueles que divergem ou contendem; interpor-se; mediar ou fazer intercessão; mediação.” O conceito de intercessão pode ser resumido como mediação, colocar-se entre, suplicar em favor de outro, representar uma parte perante a outra em... Concordar não é oração, mas existe oração de concordância. Fé não é oração, mas existe oração de fé. Oração de intercessão é uma extensão do ministério de Jesus através de seu Corpo, a Igreja, por meio da qual nós mediamos entre Deus e a humanidade com o propósito de reconciliar o mundo com Ele; ou entre Satanás e a humanidade com o propósito de reivindicar a vitória do Calvário.

Porém, muitas pessoas se perguntam: As minhas orações realmente têm importância? Afinal, Deus não vai fazer o que Ele quer de qualquer maneira? Ele é onipotente, não precisa de nada, nem de nossas orações. Diante desses questionamentos, eis alguns motivos que explicam porque devemos orar:

1. Deus nos deu autoridade para sermos representantes Dele na terra. Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem. (Salmos 115:16). Quando Deus criou o homem e o colocou no Jardim do Éden, Ele o fez a sua imagem e semelhança, para que fosse seu representante aqui na terra, que a dominasse (Gn 1:26-28) e também para que cuidasse/vigiasse o jardim (Gn 2:15). Essa mesma autoridade que Satanás usurpou de Adão e Eva no paraíso, Jesus reconquistou na cruz (Ap 1:18). Os seres humanos foram criados para sempre ser a ligação da autoridade e da atuação de Deus na terra.

2. Jesus intercede por nós para que possamos orar. Nesse dia vocês pedirão em meu nome. Não digo que pedirei ao Pai em favor de vocês. (João 16:26). Jesus está mediando ou interpondo-se, não para nos purificar de toda a culpa como quando Ele nos redimiu do pecado, mas para apresentar cada um de nós ao Pai como justo e pertencente a Ele. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tiago 5:16b)

3. O Espírito Santo deseja dar luz através de nós. Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos. (Isaías 66:8). Através de nossa oração intercessória, da palavra liberada com poder, o Espírito Santo deseja pairar sobre os indivíduos, liberando seu imenso poder de convencer, de curar, de quebrar escravidão, trazer revelação e atraí-los a si mesmo, para realizar o novo nascimento ou nova criação neles.

Conclusão: Deus está chamando sua Igreja para atuar como a voz e o corpo do Senhor sobre a terra. Quando Ele nos comunica seu plano, por mais tolo que possa parecer, obedeça. Seja ousado para declarar a Palavra do Senhor em qualquer situação. Regue a semente de sua Palavra na terra e espere pela colheita. Ela será estabelecida. Ela vai surgir! Haverá vida!

Leonise Nichele Pereira, Líder.

Comunidade Semear Viamão - RS

(Texto compilado do livro: ORAÇÃO INTERCESSÓRIA de Dutch Sheets – 3ª Ed. 2003)