Sucesso É Uma Questão De Perseverança!

  • PDF

Texto Base: E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança. (Lucas 8:15)

Introdução: Deus quer que todas as pessoas tenham uma vida de sucesso e felicidade. No curso de Primeiros Passos, aprendemos que sucesso é viver o projeto de Deus para nossas vidas. E felicidade é o sentimento que surge uma vez que tenhamos sucesso.

Em sua palavra, Deus nos dá conselhos de como sermos bem sucedidos: Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. (Josué 1:8).

Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. (Tiago 1:25).

Um dos requisitos mais necessário para o sucesso é a perseverança. Sem perseverança não há sucesso. A perseverança não é uma questão de talento, ou de tempo, é uma questão de terminar o que se começou.

Entendendo a perseverança:

Sucesso é para quem está determinado e não apenas destinado.

A diferença entre pessoas bem-sucedidas e as outras, não está na falta de força, nem na falta de conhecimento, mas, em vez disso, na falta de determinação. Os melhores empreendedores não se sentam de braços cruzados e esperam o sucesso porque julgam merecê-lo. Eles continuam a seguir em frente e a perseverar porque estão determinados a alcançá-lo. Um exemplo de perseverança é o conhecido ator Tom Hanks. No início de sua carreira não conseguia nem um papel para fazer. Porém não desistiu. E hoje fez mais de 50 filmes, muitos deles excelentes. Ganhou dois Oscar. E ganha 25 milhões de dólares por filme que faz. Um exemplo bíblico é a vida de José. Ele não desistiu de seus sonhos, por isso os alcançou. Outro exemplo é Calebe, mesmo tendo passado vários anos ele não desistiu da promessa que havia recebido.

A perseverança reconhece que a vida não é uma corrida longa, mas muitas corridas pequenas em sequência.

Quando olhamos para a vida como uma grande maratona, fica mais difícil de prosseguir. Na verdade, nossa vida tem uma longa sucessão de corridas menores. Como cada dia devemos fazer uma corrida pequena. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus 6:34). Este texto está falando de nossa luta diária!

A perseverança é necessária para que a maioria das recompensas da vida seja liberada.

Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. (Apocalipse 2:19) Dizem que o pedido de empréstimo de Walt Disney foi recusado por 301 bancos antes de Disney, finalmente, ouvir um sim. O empréstimo que ele recebeu permitiu-lhe construir a Disneylândia, o primeiro e mais famoso parque temático da história. Thomas Edison disse: Muitos fracassos acontecem porque as pessoas desistem sem perceber o quanto estão próximas do sucesso. Quem corre corrida de pequenas distâncias, sabe que o último passo é o mais importante.

A perseverança extrai da adversidade o que é agradável.

Temos como exemplo o profeta Daniel, e seus amigos, Ananias, Azarias e Misael. Diante da adversidade eles foram perseverantes, e acabaram honrados, tendo seus testemunhos impactado o mundo todo. Desistir diante da ameaça da adversidade pode nos deixar mais amargos. Perseverar em meio a adversidade nos faz pessoas melhores.

A perseverança traz um grande impacto.

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. (Romanos 5:3-4) Napoleon Hill afirma: “Toda

pessoa bem-sucedida descobre que o grande sucesso está um pouco além do ponto em que ela se convenceu de que sua idéia não iria funcionar”. Como você vai além desse ponto? Como você vai além daquilo que você acredita ser seu limite? Como você alcança o sucesso duradouro? Faça a coisa certa, dia após dia. Não há atalhos para qualquer coisa que valha a pena. Os sonhos tornam-se realidade quando mantemos nosso compromisso para com eles!

Perseverança significa parar não porque você está cansado, mas porque a tarefa está feita.

Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu. (Hebreus 10:36) “O sucesso é como a luta com um gorila. Você não desiste quando está cansado – você desiste quando o gorila está cansado”. Robert Strauss. A perseverança não entra em ação até que você esteja cansado. Quando o projeto é novo, você fica animado e cheio de energia, realiza a tarefa com vigor. Trabalho é diversão. Só quando você fica cansado é que você precisa de perseverança. Para pessoas bem-sucedidas, fadiga e desânimo não são sinais que indicam que elas devem parar.

A perseverança não exige mais do que temos, mas tudo o que temos.

Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. (1 Timóteo 6:11) Em cada triunfo, há muito que tentar. Mas perseverança significa mais do que tentar. Significa mais do que trabalhar com afinco. Perseverança é um investimento. É uma disposição de prender-se emocional, intelectual, física e espiritualmente a uma ideia ou tarefa até que ela esteja concluída. A perseverança exige muito, mas aqui está a boa notícia: tudo o que você dá é um investimento em si mesmo.

Estevão Wagner, apóstolo.