COMO VOCÊ VÊ?

  • PDF

Texto Base: Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! (Mateus 6:22,23).

Introdução: Como você se vê, as pessoas, o mundo, Deus? Será que a forma como você vê todas as coisas está certa? Uma pessoa que tem anorexia vê a si mesma de forma errada. Ela olha no espelho, mesmo sendo esquelética, e vê uma pessoa gorda! Jesus nos ensinou a ver e ouvir de forma correta todas as coisas. Então, é porque existem formas certas e erradas de ver as coisas. Vamos aprender com Jesus:

1. Lentes danificadas. “Se os teus olhos forem maus...”. Maus, no grego, é PONEROS, que pode significar crimes e malignos, ou ainda: trabalhosos, invejosos, maus, perversos, cruéis, malvados e inúteis. Os valores essenciais são como conselheiros pessoais que interpretam ou reinterpretam os eventos do nosso mundo para nós! Você pode imaginar ter um conselheiro pessoal chamado inútil, mau ou invejoso, que influencia você dia e noite e dita a maneira como você vê as pessoas, os incidentes e o próprio Deus? As pessoas que tem anorexia são um perfeito exemplo de alguém que tem uma lente ruim, ou um conselheiro inútil (o inimigo) que torce a verdade e castiga pessoas inocentes.

2. Nosso sotaque. Portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo... (Lucas 8:18).Todos nós temos sotaque no falar. Mas só percebemos isso, quando vimos outras pessoas que tem um sotaque diferente, falarem. Isso se dá, porque pensamos que a outra pessoa tem sotaque. Mas na verdade, todos nós temos sotaques, no falar, no ouvir e no ver. Nosso sotaque é criado pela nossa experiência, pela nossa origem étnica, pelo nosso sistema de crenças, e assim por diante. Não percebemos que temos sotaque, porque eles são parte intrínseca de quem somos.

3. Jesus quer nos dar olhos bons. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. (Efésios 1:18,19). A palavra iluminados nessa passagem é a palavra grega photizo, que de é onde tiramos a nossa palavra fotossíntese, que significa “construir com luz”. Deus está construindo com luz em nós e através de nós. Jesus disse: “Eu sou a Luz do mundo”, depois Ele voltou-se para nós e disse:“Vocês são a luz do mundo” (João 8:12; Mt 5:14). A única maneira de realmente ter os valores essenciais corretos do Reino é sendo iluminados pelo Rei. Vendo como Ele vê todas as coisas.

4. Retirando a trave. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. (Mateus 7:3-5). Uma das formas de retirarmos a trave de nossos olhos é a maneira como vemos os outros. Na maior parte do tempo, nossa opinião acerca dos outros são mais um comentário a respeito de quem somos do que sobre quem eles são. Exemplo, se eu não me sinto bem com o meu desempenho no trabalho, em geral é fácil criar uma imagem negativa dos meus colegas de trabalho que tem um alto nível de desempenho. Minha opinião deles é afetada pela minha decepção comigo, o que faz com que eu veja pela lente do ciúme. Pessoas pobres vêm os ricos através da lente da inveja. Por isso dizem que as pessoas ricas devem ser punidas por roubarem, ou sonegarem dinheiro. Claro que isso acontece, mas não com todos. Então tenha os olhos iluminados por Cristo para ter a imagem certa de si mesmo e dos outros.

5. Lente limpa. ( Antigamente em Israel, quando alguém ia consultar a Deus, dizia: "Vamos ao vidente", pois o profeta de hoje era chamado vidente. ) (1 Samuel 9:9). No antigo testamento os profetas eram chamados de videntes. Isto se dava porque eles conseguiam ver as coisas que eram invisíveis a todos os demais. Literalmente os profetas vêem antes de acontecer! Somos chamados por nosso Deus e Pai, para sermos uma geração profética e apostólica. Uma geração que entende o que Deus irá fazer. Que enxerga o futuro que Deus tem para a igreja, mundo e pessoas. Guerreando e conquistando territórios para nosso Deus. Como poderemos ser bons videntes, se nossas lentes estiverem sujas, maculadas, distorcidas?

Conclusão: Vivemos dias apostólico-proféticos tremendos. Precisamos limpar nossas lentes de toda distorção, de toda sujeira. Pois assim conseguiremos ser a geração que Deus nos chamou para ser. Uma geração que vê as coisas que irão acontecer com a perspectiva do Rei! Conquistando apostolicamente o que Ele quer que venhamos conquistar, estabelecendo seu Reino em todos os lugares! Ore ao SENHOR para que ele venha iluminar nossos olhos, para que sejamos de fato a luz do mundo!

Estevão Wagner, apóstolo