ALINHANDO MINHA VONTADE A VONTADE DE DEUS!

  • PDF

Texto Base: (Mateus 7:13-23). Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Introdução: Porque você faz, o que faz, quando faz? Por causa da sua vontade.

Deus nos chama, mas nos escolhemos se vamos ou não servir ao SENHOR. Buscamos a Deus convidado pelo outros, mas só permaneceremos por nossa vontade.

1. Os escolhidos são aqueles que obedecem à vontade de Deus. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. (Mateus 22:14). Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. (João 15:16).

2. Deus nos deu a vontade. E Ele tem prazer em que façamos escolhas. Fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Ele tem VONTADE! A vontade é um presente de Deus! É algo bom para nossas vidas. Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. (Deuteronômio 11:26-28). Em todas as escolhas Deus tem que me guiar? Não. Temos o livre arbítrio. Porém Ele nos ensina a fazermos a escolha certa, a atrairmos a bênção para nossa vida. E para que isso aconteça, devemos orar antes, para sabermos qual a vontade Dele, porque Ele sempre sabe o que é melhor para nós. Ele tem prazer em que façamos escolhas. Exemplo do casamento. Somos nós que escolhemos com quem casamos, a faculdade que fazemos, a cor que vamos pintar nossa casa... Ele nos deu habilidades, dons, talentos, aptidões. Mediante essas capacidades tomamos escolhas. Não podemos ser escravos das vontades.

3. Deus diz que não seremos salvos se não fazermos sua vontade. Entrará no reino dos céus, aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

4. Vontade soberana de Deus. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. (Isaías 46:10).

A. O universo - Essa vontade do SENHOR não depende de ninguém. Deus criou o universo.

B. Nossa criação - Nos criou por sua vontade. Você não existe por acaso. Mas porque Deus quis que você existisse. Somos uma manifestação de sua vontade.

5. A vontade revelada de Deus. Quando sabemos o que Ele nos predestinou. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1 João 2:16,17) Isso depende também de nossa vontade. Mas se não fizermos essa vontade de Deus. Não herdaremos o reino dos céus. Todos que violam a vontade de Deus soberana, não herdarão o Reino dos céus.

A. As guerras acontecem porque os homens violam sua vontade. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21:6-8).

B. Crianças são mortas, porque a vontade de Deus é violada.

C. Quando não pregamos a palavra de Deus, violamos sua vontade. Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que venhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. (1 Timóteo 2:1-4).

Estevão Wagner, apóstolo