QUEM ANDA NA REVELAÇÃO DE DEUS JAMAIS SERÁ PEQUENO OU MEDÍOCRE

  • PDF

Texto base. 1 Coríntios 2: 9 Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.

Introdução. Em meio a um mover do Espírito Santo na conferência de alinhamento apostólico de Santa Cruz do Sul, o Espírito trouxe a palavra profética pelo profeta Vanderlei dizendo; “Quem anda na minha revelação jamais será pequeno ou medíocre”. Estas palavras, juntamente com outras revelações de Deus, marcaram o final da conferência. De fato, cada vez que Deus trouxe uma revelação a um personagem bíblico, sua história foi mudada e passou a ter um grande destino. No texto de introdução, geralmente usamos o versículo 9 para indicar que nós não sabemos os grandes projetos que Deus tem nos preparado, porém o versículo 10 dia que Ele nos revelou pelo Espírito estes grandes projetos. É muito importante que nós busquemos a revelação dos projetos de Deus para nós.

1. Como Deus revela seus planos para nós? Geralmente Deus usa o pai espiritual para revelar seus grandes projetos para nossas vidas.1Samuel 16:13 Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá. Davi era um menino do interior que nem sequer foi considerado apto para o serviço militar e jamais fazia ideia de que um dia seria rei em Israel, porém o pai espiritual e profeta Samuel lhe revelou pela palavra de Deus. É muito importante estar alinhado com os pais espirituais para que eles sejam usados por deus a fim de mostrar nosso destino.

2. Andar em meu conhecimento ou no conhecimento revelado por Deus? Pv 3:1 Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. 2 Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso.3Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração.4Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos. 5 Confie no SENHOR de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência.6 Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.7 Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado. 8 Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. Viver e tomar decisões baseadas em nossas próprias impressões e nossa visão de mundo sem buscar a revelação de Deus pode nos levar a tomadas de decisões erradas e gerar assim, problemas e sofrimentos. Andar na revelação de Deus faz com que as coisas deem certo e sejamos curados.

3. Um grande projeto que se tornou pequeno e problemático. Roboão andou nas palavras de homens e não na revelação do Senhor, por isto teve grande fracasso. 1Reis 12:8 Porém ele desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado e tomou conselho com os jovens que haviam crescido com ele e o serviam. 1 Reis 12:10 E os jovens que haviam crescido com ele lhe disseram: Assim falarás a este povo que disse: Teu pai fez pesado o nosso jugo, mas tu alivia-o de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Roboão, filho de Salomão, começou a reinar em Israel. Ao invés dele buscar conselho em Deus ou nos mais velhos que tinham a sabedoria de Deus, buscou nos jovens. A consequência foi a perda da liderança sobre 10 de 12 tribos. 1Reis 12:20 ninguém seguiu a casa de Davi (Roboão), senão somente a tribo de Judá ( e Benjamim). Ele deveria liderar sobre todo o Israel, porém não andou na revelação de Deus e teve o projeto diminuído, apequenado. Um grande projeto passou a ser um projeto bem menor. Assim acontece com muitas pessoas. Elas poderiam estar desenvolvendo um grande projeto se tivessem seguido na revelação da palavra de Deus pra vida delas, mas acabaram dando ouvidos a vozes diferentes e deixaram suas vidas serem guiadas por vozes tolas, como foram as vozes dos jovens que aconselharam Roboão a aumentar o peso de tributos e trabalhos para o povo.

4. Um pequeno projeto que se tornou grande pela revelação de Deus. Juízes 6:11 Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. Juízes 6:13 Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. 14 Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Estes versículos apresentam a condição de pequenez, insignificância, impotência de Gideão diante de seus adversários midianitas. O projeto de Gideão era apenas conseguir salvar o trigo antes que os inimigos viessem saquear. Este era seu sonho e seu projeto. Juízes 6:16 Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.Deus trouxe uma palavra de revelação para Gideão. Deus revelou que Gideão poderia vencer o exército inimigo com sua ajuda. Deus deu um grande projeto para Gideão. Deus é um Deus de grandes projetos. Tudo o que Gideão queria era só a subsistência, ele queria a ajuda de Deus para guardar seu trigo antes que os inimigos saqueassem e assim ter o que comer. Muitos procuram a ajuda de Deus apenas pera ter sua subsistência, ou para resolver um problema pessoal, porém Deus lhe dá um grande projeto. Gideão com 300 homens valentes venceu um exército incontável e assim aquele homem que tinha o projetinho de guardar o trigo passou a ser o líder daquele povo. Este é um exemplo de alguém que tinha um pequeno projeto, mas por andar na revelação de Deus, acabou por realizar um grande projeto.

Conclusão. Não há pessoas sem um grande projeto de Deus, há pessoas que ainda não tiveram a revelação do grande projeto de Deus pra vida delas.

Vanderlei Cardoso, profeta e mestre.