ORDEM OBEDECIDA, PROMESSA CUMPRIDA!

  • PDF

Texto base: “José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber. Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse: - José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. (...) Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria. Porém, não teve relações com ela até que a criança nasceu. E José pôs no menino o nome de Jesus.” (Mateus 1:19-20; 24-25 NTLH)

Introdução: A palavra diz que Deus é fiel para cumprir todas as promessas sobre nossas vidas. (Dt 7:9; Nm 23:19; 1 Co 1:9). Mas, muitas vezes, reclamamos a Deus por sua justiça para conosco e questionamos o porquê da demora no cumprimento delas. Todavia, um princípio fundamental para que Deus cumpra suas promessas é a obediência a Sua palavra. Certa vez, meu filho perguntou-me como eu sabia discernir a voz de Deus na direção que deveria seguir. Minha resposta foi muito objetiva: Quando temos uma vida de intimidade com Deus, arrependemo-nos dos nossos pecados, afastamo-nos do mal, meditamos e obedecemos a sua palavra, o Espírito Santo nos dá a paz necessária para seguirmos na direção correta.

Um exemplo de obediência que temos na bíblia foi José, o carpinteiro. Pela fé, através dos seus sonhos, ele obedeceu a diferentes ordens de Deus, independentemente das circunstâncias.

1. Quando Deus diz NÃO – Mt 1:20. José já estava decidido a abandonar Maria, secretamente, pois naquela época, com certeza ela seria apedrejada em praça pública, pois já estava prometida em casamento e engravidou, sem que seu noivo a tivesse tocado. Mas José era descendente de Davi e o que o anjo falou em seu sonho, veio a confirmar o que os profetas já haviam falado sobre seu povo. Então José não fez o que estava pensando e obedeceu ao que Deus havia falado ao anjo, através de seu sonho. E a promessa se cumpriu – Mt 1:23: “Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel.” (Isaías 7:14)

2. Quando Deus diz ESPERA – Mt 2:13. Em outro sonho, o anjo do Senhor diz a José para que pegue Jesus e Maria, fujam para o Egito e lá esperem, até que Deus falasse com ele novamente. José obedeceu e mais uma vez a promessa se cumpriu – Mt 1:15: A respeito do povo de Israel, o Senhor Deus diz: “Quando Israel era criança, eu já o amava e chamei o meu filho, que estava na terra do Egito.” (Oséias 11:1)

3. Quando Deus diz VOLTA – Mt 2:19-21. Quando outra vez, o anjo do Senhor lhe aparece em sonho, José, apesar do medo, mas em obediência a Deus, retorna à cidade onde Jesus havia nascido. E quando a família estava a caminho de Belém, Deus lhe dá novas instruções...

4. Quando Deus diz MUDE SEU DESTINO – Mt 2:22. Então, mais uma vez, José é advertido em sonho para mudar seu destino. Ao invés de ir para Judéia, ele é orientado para ir para a região da Galiléia e morar numa cidade chamada Nazaré, onde novamente a promessa se cumpriu – Mt 2:23: “O Messias será chamado de Nazareno.” E com isso, Jesus cumpriu seu propósito – Mt 1:21: “Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.”

Pilatos mandou escrever um letreiro e colocá-lo na parte de cima da cruz. Nesse letreiro estava escrito em hebraico, latim e grego: “Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus”. Muitas pessoas leram o letreiro porque o lugar em que Jesus foi crucificado ficava perto da cidade. (João 19:19-20)

Conclusão: Maria foi escolhida para ser a mãe de Jesus, porque José pertencia à tribo de Judá, descendente do rei Davi. Ele passou por situações difíceis e decisivas. Porém, em todas elas, foi obediente ao Senhor e todas as promessas que estavam sobre sua vida e de sua descendência, foram cumpridas. Você também quer conquistar sua promessa no Senhor? Obedeça!

Leonise Nichele Pereira, líder

Comunidade Semear – Viamão / RS