ARREPENDIMENTO

  • PDF

Quebra gelo: Você já teve algum arrependimento? Foi possível mudar a circunstância pelo arrependimento?

Louvor: 10 min

Edificação: “Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão”.(Lucas 13:5b).

O tema da palavra no culto de celebração no domingo foi sobre arrependimento, tomando como base o texto de Lucas 13:1-9 e João 3:1-4, onde podemos definir que o arrependimento produz um resultado de novidade de vida em nós, em todos os aspectos. Aquele que esta em Cristo é uma nova criação (2Co. 5:17), mas tudo passa pelo caminho do arrependimento, Jesus diz a Nicodemos que seria necessário nascer de novo para poder ver o Reino de Deus. O sentido de “ver o reino de Deus” compreende estar inserido na manifestação do Reino de Deus, ou seja, a manifestação da graça, da gloria e do poder de Deus em nós e por meio de nós. As palavras de Jesus consistiram em uma decisiva atitude das pessoas em um profundo arrependimento, pois se não pereceriam de igual modo. Não há como nascer de novo se ainda vivo no velho.

Perguntas:

  1. Em sua opinião, qual o resultado do arrependimento em uma vida? Há uma evidente mudança na vida desta pessoa, percebemos ela livre da culpa e do medo.
  2. 2. Em sua opinião, o que são frutos dignos de arrependimento? Cite pelo menos um. Uma transformação radical no seu comportamento. Uma evidente prática de compromisso com o reino de Deus. (oração, leitura da palavra, fala a verdade e etc..)
  3. Você tem dificuldade em se arrepender? O arrependimento só não se dá por duas principais causas: ignorância e orgulho, a mais comum é o orgulho.
  4. O que é remorso? Porque ele difere do arrependimento? Resposta livre!!

Conclusão: Só podemos encontrar o lugar de descanso e esperança pelo arrependimento. Quando olhamos para o exemplo do filho pródigo (Lc 15) vemos nele uma atitude de arrependimento, pois reconheceu seu estado de destruição, sua miserável situação e decidido resolveu encarar seu pai, humilhando-se e pedindo-lhe perdão, uma clara demonstração de arrependimento, não deixou que o orgulho o mantivesse naquela situação. Quando estamos decididos a nos arrepender, o que menos importa é a nossa reputação e sim a nossa recondução a condição de filho.

José Carlos, PR

 

Avisos – 02/07 Encontro do Espírito Santo

09 e 10/07 Encontro com Deus