Transformado para transformar

  • PDF

Texto base: “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito. (2 Coríntios 3:18 - NVI)”

Introdução: Um dos maiores resultados do novo nascimento é sem dúvida a facilidade de lidar com as nossas falhas (pecados), confessando e nos arrependendo. A face descoberta significa não estar vivendo de aparências, é não estar usando mascaras para encobrir o que na verdade somos. O capitulo 3 de 2ª Corintos esta falando de uma realidade que precisa ser alcançada por cada um de nós. E isto vem através de uma conversão, uma mudança de pensamento, ou seja, uma transformação radical em nosso modo de ser. “Quando nos convertemos o véu é retirado (2ª Co 3:16)” a partir daí começa uma obra maravilhosa do Espírito Santo em nossas vidas, nos transformando de glória em glória. (glória no grego é “doxa” o sentido primário é opinião, julgamento, ponto e vista). A nossa transformação  de glória em glória vai emitir uma mensagem aos que nos rodeiam.

  1. 1. A transformação começa com uma atitude interior – Jamais poderemos ser transformados se não desejarmos ser transformados. Paulo escreve para não sermos conformados. O maior problema esta no conformismo, quando desistimos de lutar por uma transformação. Isto requer um posicionamento interior, disposição para transformar aquilo que não esta de acordo. Paulo ainda fala sobre uma mudança de pensamento (gr. nous – sentido, faculdade, opinião), muitas vezes estamos abraçados com uma opinião, um pensamento que nos faz rejeitar uma necessária transformação. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

  1. 2. A transformação é um processo – Muitas pessoas acabam desistindo da caminhada com Deus porque tem suas expectativas frustradas em relação a sua própria transformação. Pensam que, agora que confessaram a Cristo em sua vida, é só apertar um botão de start e as coisas são automáticas. Não, infelizmente não, depende muito ainda de cada um de nós. Você não vai mudar da noite para o dia, mas vai ter a consciência que precisa mudar, é neste ponto que precisamos ser inconformados com a nossa atual situação. Colocar um véu sobre nossas falhas não vai resolver, só estamos adiando o processo. Tenho sempre dito: O problema não é tanto o errar, mas ocultar o erro. Não tenho problemas com pessoas que pecam, mas com aqueles que não se arrependem. Creio que Deus também se sinta assim. Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.( Romanos 3:24); Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. (Provérbios 4:18).

  1. 3. A nossa transformação tem um propósito – Também é comum em minhas palavras declarar que Deus não faz nada se não tiver propósito. Quando propôs um caminho de transformação para nossas vidas, Ele já tinha algo propositalmente definido. A transformação que ocorreria em nossas vidas não só teriam efeitos em nós, mas naqueles que nos rodeiam, ou seja, a minha transformação comunica algo, a minha transformação define resultados em outras pessoas. Podemos afirmar com base na palavra de Deus que somos transformados para transformar. Quando somos transformados aquilo que esta em nosso redor também é transformada, como família, trabalho, relacionamentos e etc. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. (Filipenses 3:12). Recomeçar faz parte do processo. Sempre é tempo de recomeçar.

Conclusão: Nossa natureza por muitas vezes nos aponta um caminho sem volta. Que as coisas são deste jeito e não tem como ser diferente. Engano nosso, em Jesus tudo pode ser transformado, tudo pode ser diferente, mas começa por uma disposição interior, que será um processo como uma reforma quebrando aquilo que precisa ser quebrado e colocando as coisas que precisam ser colocadas em sua ordem e por fim entender que há um propósito maior de Deus em minha vida de ser um instrumento na vida de tantas outras pessoas. Casa, família, amigos, vizinhos, colegas e tantas outras pessoas que perceberão a transformação que Deus fez em sua vida.

José Carlos, pr

Encontro com Deus neste final de semana, ainda dá tempo para inscrição!!!