Confiança inabalável

  • PDF

(Sl. 27:3) Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança.

Confiança tem haver com fé (Gr. Pistis = Fidelidade e confiança), não há com ter fé sem ter confiança, o dicionário português define confiança como: “Certeza ou segurança no modo de agir; Convicção; Esperança firme; Atrevimento”.

Aquilo que determina o que o homem pode alcançar tem haver com a sua confiança em Deus.

Confiança não é apenas uma declaração oral, mas são atitudes da mente e do coração (Rm.10:10)

A bíblia mostra vários exemplos de homens e mulheres que mantiveram sua confiança em Deus e não foram desamparados, mas alcançaram o premio do seu atrevimento (Hb. 11:6).

 

1.     Sadraque, Mesaque e Abednego: (Daniel 3:28) - Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.

a.     Estes três jovens mostraram uma confiança inabalável diante daquela fornalha aquecida sete vezes mais.

b.     V. 17 e 18 mostra que a confiança deles estava firmada na fidelidade aos princípios divinos.

2.     O rei Ezequias: (II Crônicas 32:1) - DEPOIS destas coisas e desta verdade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, e entrou em Judá, e acampou-se contra as cidades fortificadas, e intentou apoderar-se delas. Nas atitudes do rei Ezequias encontramos vários aspectos da sua inabalável confiança em Deus.

a.     Buscou conselho com seus príncipes e valentes.

b.     Tamparam as fontes das águas fora da cidade.

c.     Ele se animou.

d.     Edificou os muros quebrados.

e.     Reconhecia que Deus é quem guerreia as nossas guerras.

3.      Pedro: (Lucas 5:5) - E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.

Algumas pessoas esforçam-se de forma demasiada em suas próprias forças.

Exemplo de Naamã, que não queria se banhar no rio Jordão, porque considerava aquilo pequeno demais, quando um dos seus servos lhe disse se o profeta lhe pedisse algo mais difícil ele não faria?

a.     As atitudes podem ser bem mais simples, obedecer à palavra de Deus.

b.     Não desistir é prova de uma confiança inabalável.

c.     Ouça a voz de Deus, seja humilde.

Conclusão: Se queremos agradar o coração de Deus, é preciso confiar nele, como o texto declara: “Ainda que um exército se acampe ao teu redor não temas;" ainda que rumores de más notícias cheguem até você não tenha medo, ainda que te lancem na cova com os leões acredite Deus fechara a boca dos leões.

José Carlos, pr