Palavra Pastoral
Fortalecendo-se no Senhor
(1 Samuel cap 30)
Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho (II Samuel 22:33).

Introdução: A bíblia nos mostra que precisamos nos fortalecer no Senhor para que possamos vencer as diversas situações que nos rodeiam todos os dias em nossa vida. São as mais diversas situações que vivenciamos seja de ordem emocional, espiritual e física.

 

No texto que lemos mostra um momento de grande dificuldade que Davi e seus liderados estavam  enfrentando, embora tendo deixado aparentemente em ordem e segura a cidade de Ziclague, foram tomados de surpresa quando se depararam com aquele cenário.

Isto também ocorre em muitas vidas que aos olhos naturais parecem estar tudo em ordem e em segurança, mas quando ocorrem às tormentas não sobra nada. (I Samuel 30:3) - E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.

Como agir neste momento, para que lado se deve correr e o que falar...?

No pensamento humano, agiríamos como é de costume da natureza carnal, apontar-mos-ia o culpado e tentaríamos fazer justiça. (I Samuel 30:6a) - E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo...

O que produz este tipo de sentimento de auto-justiça e necessidade de achar culpados é a amargura, pois uma pessoa amargurada esta num estado de dor moral, ou seja, sente-se moralmente injustiçada. (I Samuel 30:6b) -... Porque a alma de todo o povo estava em amargura... por causa dos seus filhos e filhas...

São nestes momentos que percebemos de que forma as pessoas estão firmadas em Deus, a bíblia mostra que Davi se fortaleceu no Senhor (I Samuel 30:6d)... Todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus.

Fortalecermos no Senhor significa ganhar força, sermos fortes diante das situações porque é Ele que nos dá vitória, como declara o texto de Ne.8:10 “a alegria do Senhor é a vossa força”.

O exemplo de Davi mostra que quando reconhecemos Deus como nossa fortaleza e força, Ele desembaraça nossos caminhos (II Sm.22:33)

Como posso reconhecer Deus como minha fortaleza:

1.   Não atirar pedras nos outros.

Se Deus é nossa fortaleza, não precisamos achar culpados, querer fazer justiça porque Deus é nossa justiça e Ele será nossa força para suportar as situações até mesmo injustas.

2.   Pedir orientação ao senhor.

Devemos pedir orientação ao senhor do que fazer, Davi consultou a Deus, aquilo que parecia óbvio dele fazer não o fez sem a permissão de Deus.

3.   Agir conforme a orientação do Senhor.

Nossa atitude deve ser conforme a orientação do senhor, muitos pedem a Deus orientação, mas aplicam suas vontades diante da situações.

4.   Vencer o cansaço.

Mesmo que estejamos cansados a ponte de cair, precisamos vencer este cansaço, não podemos desistir e o Senhor nos dará força para continuar nossa jornada.  

5.   Estudar as ações do inimigo

A bíblia declara que não devemos ignorar as estratégias do inimigo (2Co.2:11), por isso é importante buscarmos saber como o inimigo tem trabalhado para nos atingir. Pode ser por uma enfermidade, uma pessoa próxima, o casamento e etc. Precisamos combater o mal na sua raiz, pois quando atacamos semente às conseqüências, gastamos energia e os resultados são frustrantes.  

Conclusão:(I Samuel 30:18) - Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi.

Quando estamos fortalecidos no Senhor, somos capazes de vencer qualquer situação, recuperar o que nos foi roubado, reconstruir o que foi destruído. A força do Senhor está sobre a nossa vida. Para Deus não existe impossível. Quando entendemos que a força não é nossa, mas que vem de Deus seremos capazes de experimentar o seu agir. Pois assim estaremos na sua total dependência.

 

José Carlos,pr