Palavra Pastoral
 

Vivendo as maravilhas de Deus

Js.3:5 – “Santifiquem-se, porque amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês”.

 

A bíblia nos garante que viveremos as maravilhas Deus em nossas vidas, a partir do momento em que acreditamos nas suas promessas e santificamos as nossas vidas. Os israelitas neste período estavam prestes a possuir a terá prometida, e a ordem de Josué era a santificação.


 

Para que nós possamos experimentar as maravilhas de Deus, precisamos estar atentos aos princípios estabelecidos na palavra.

O que é um princípio? É uma verdade fundamental, ou seja, que dá fundamento para nossas ações.

Deus estabeleceu muitos princípios dentro dos fatos históricos. Apesar dos fatos históricos não se repetirem, os princípios ficaram e deixaram um fundamento para nossa fé.

No texto que lemos existem dois princípios estabelecidos: a santificação e o crer.

 

Santificação: a Palavra santo significa separado.

Porque devemos ser santo? Porque é um princípio, uma verdade fundamental. Hebreus 12:14 diz: esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém vera o Senhor.

Quando falamos em santidade, estamos falando de alguém que se afasta do pecado para se aproximar de Deus. Então quanto mais próximos de Deus mais santos nos tornamos.

Santidade tem haver com purificação. No antigo testamento encontramos vários princípios com relação a purificação. Quem tocasse em algo impuro segundo os preceitos da lei precisaria se purificar, de outra forma estaria impossibilitado de receber o favor de Deus. (Lv.10)

Todos nós, todos os dias precisamos examinar nossas vidas para nos purificar e assim nos aproximarmos de Deus para recebermos suas maravilhas em nossas vidas.

Como purificar nossas vidas? Sl.119:9 – O texto nos declara que observando a palavra, o jovem purificará o seu caminho. Então podemos entender que a palavra nos purifica, pois ela nos traz os princípios necessários para nos aproximarmos de Deus.

Quem pode se aproximar de Deus? Sl.24:2-3, “aqueles que tem o coração puro...”

Para purificarmos a nossa vida precisamos rejeitar o que é impuro. Abandonar o pecado, quebrar associação com o mal, romper com o príncipe deste mundo. Há muita gente ainda comendo nas mãos do deus deste século.

A santificação é um ato de quem acredita em Deus. Hb.11:6 – Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aqueles que são santos, acreditem que ele existe e que faz maravilhas a quem se aproxima dele. O acreditar em Deus vai além do crer, mas depender única e exclusivamente Dele.

A santidade não consiste em palavras, mas em atitudes do coração. Limpando nosso coração da amargura, falta de perdão, do ressentimento, do orgulho e tantas outras coisas que mancham nosso coração.

A santidade nos exige derrubar os altares profanos. Ml. 2:11 - Judá tem sido desleal, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do SENHOR, o qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho. Quando estabelecemos altares em nossas vidas afastamos a presença de Deus. Estes altares são como alianças com outros deuses.

Que alteres são estes? Tudo aquilo que assume o lugar de Deus em nossas vidas, tudo que se torna mais importante do que Deus e a sua vontade. O que contraria a vontade de Deus é desobediência. Quem vive na desobediência esta sob domínio do deus deste século.

A forma de experimentar as maravilhas de Deus é santificar as nossas vidas nos aproximando dEle e confiar na sua fidelidade, porque o amanhã esta reservado para manifestação do poder de Deus em nossas vidas.