Gerando a conquista através dos sonhos

Texto base: (1ª Reis 3:5-15) E acordou Salomão, e eis que era sonho...

Introdução: Quando falamos em sonhos estamos falando de projetos, de missão, de visão, ou seja, uma definição clara do propósito de nossa existência. Quando tomamos consciência de nossa identidade é necessário definir o que seremos, ou seja, qual o objetivo de minha existência.

QUEM NÃO SABE O QUE QUER, CORRE O RISCO DE NÃO ENTENDER O QUE ENCONTRA.”

 

Deus aparece em sonho a Salomão de noite; e disse Deus: Pede o que queres que eu te dê (v.5). O que você diria ao SENHOR se neste exato instante Ele aparecesse a você e dissesse: Pede o que queres que eu te dê?

“TUDO O QUE SALOMÃO ALCANÇOU DA PARTE DE DEUS, FOI ESTABELECIDO A PARTIR DE UM SONHO.”

O sonho que estou falando não se trata daqueles sonhos que temos a noite depois de enchermos a barriga, depois de assistir a um filme ou quem sabe depois de uma conversa difícil com alguém, mas do projeto de nossa vida, do objetivo do meu existir.

Quem não sonha, não tem vida.

O que você sonha para tua vida? Para família? Para o reino de Deus?

“TODOS VOCÊS FAZEM PARTE DO SONHO DE DEUS PARA QUE A SUA GLÓRIA SEJA MANISFESTADA ENTRE TODOS OS MORADORES DESTA CIDADE”

É preciso entender que não são nossos sonhos, mas os sonhos são de Deus e Ele nos permite sonhar os seus sonhos na medida em que damos vazão para estes sonhos (E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo; v.11).

Quando Deus me chamou colocou dentro de mim um sonho, e que para muitos parece uma utopia, mas como o sonho não é meu continuo crendo. Certa vez fui desprezado por um pastor por causa de minha pouca experiência no ministério. 1 ano contra 20 anos, mas o que me alegra é que e tenho a convicção que depois de 20 anos de ministério, Deus me mostra uma grande multidão e muitas igrejas estabelecidas. Isto é sonho. Como isto é possível?

“QUANDO O FUTURO SE TORNA MAIOR QUE O PRESENTE EM NOSSA MENTE, SUPERAMOS QUALQUER DIFICULDADE PARA ATINGIR NOSSO OBJETIVO.”

Napoleon Hill, um cristão metodista declarou a celebre frase: “querer é poder”.

Então como posso gerar a conquista através dos sonhos?

1. Certifique-se de que seus sonhos estão alinhados com os sonhos de Deus:

Tomando como exemplo Salomão, podemos identificar que o sonho dele estava relacionado com o reino. Ele não pediu para si próprio, mas para aplicar no reino. No versículo 11 Deus o elogia porque não pediu para si próprio. (Tg. 4:2-3) Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

2. Nunca pare de sonhar:

No versículo 12 Deus fala a Salomão dizendo: “Eis que fiz segundo tuas palavras.” Sempre fale dos sonhos, se for possível escreva em um papel ou faça um desenho e deixe sempre avista dos seus olhos para que você nunca pare de sonhar ou que o sonho se enfraqueça.

Talvez você parou de sonhar, você esta desiludido porque alguém lhe disse que teus sonhos são loucuras. Ei acorda, se Deus esta nestes sonhos, comece a profetizar sobre a tua vida a realização dos sonhos.

(Romanos 4:21) - E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.

3. Quando sonhamos os sonhos de Deus, Ele concede além dos nossos próprios sonhos.

Versículo 13 - E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá igual entre os reis, por todos os teus dias.

14 E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.

Quando investimos a nossa vida nos projetos de Deus e nos dispomos a cumprir a sua vontade Ele se responsabiliza pelas nossas coisas, assim como foi com Salomão Deus concedeu muito mais a ele porque viu que ele estabeleceu o reino como prioridade e que estava sendo dirigido pelo sonhos de Deus.

4. Não tenha medo de investir nos sonhos.

Versículo 15 - E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do SENHOR, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.

Invista seu tempo, seu dinheiro, sua família e seu trabalho no reino como fez Salomão.

Pessoas que investe sua vida no reino são as que menos têm problemas e as que menos têm falta de dinheiro, lógico quando são organizados.

· Precisamos acordar, e nos mover de nosso estado de inércia e rumar a Jerusalém que é hoje representada pela igreja. (Hb 10:25) Não deixem de congregar como é costume de alguns.

· Estar perante a arca de Deus que representa nosso momento de adoração a Deus. É estar permanentemente em intimidade com Deus através da adoração, como já ouvi alguém dizer que a adoração é um estilo de vida. (Filipenses 4:8) - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

· O Sacrifício de holocausto simboliza nossa confissão de pecados perante Deus em nome de Jesus. Precisamos estar constante mente buscando nos livrar de todo embaraço do pecado (Hb.12:1), para estarmos desimpedidos de vivermos cada sonho que Deus tem projetado para nossas vidas.

· Fez um banquete a todos os seus servos. Simboliza nossa atitude em servir, estar preparados para servir cada pessoa em suas necessidades seja elas de ordem espiritual, emocional, física e até mesmo de ordem social. Mas aqui também esta inserido o ide do senhor Jesus (Mt.28:19), alimentar as pessoas com a palavra de Deus, estar pronto para ser discipulado e discipular. A palavra é alimento, como o próprio Jesus declarou em Mateus capitulo 4:4 que nem só de pão o homem viveria, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Conclusão: Tudo o que sonhamos esta em nosso alcance, basta crer e profetizarmos sobre nós mesmos. Sabe por que pessoas vencem e sempre serão vencedoras? Porque acreditam nos seus sonhos e sempre terminam o que começam.

José Carlos, pr